A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) iniciou a construção do Contorno Viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A primeira etapa, em execução, faz a limpeza dos 7,98 quilômetros de extensão da via. Além disso, realiza a etapa de mobilização.
“Fico muito satisfeito em ver o reinício desta obra tão sonhada e reivindicada pelos trabalhadores e empresários do Daia e de assistir ao canteiro de obras sendo montado. Por isso agradeço ao presidente da Goinfra, general Santos Filho, e ao governador Ronaldo Caiado por atenderem às demandas mais urgentes da cidade de Anápolis”, disse o parlamentar durante a visita. Amilton Filho é um dos mais árduos defensores da execução desta obra, bem como um dos que mais lutaram pela expansão do Daia.
O projeto em implementação é uma alternativa importante para conexão do Daia à BR-153 e à Avenida Juscelino Kubitschek (JK). O investimento total soma R$ 31,5 milhões e a conclusão está prevista para junho de 2025. Recentemente, teve início também a execução da drenagem de galerias pluviais, bocas de lobo, escadas hidráulicas e bacias de infiltração. Trata-se da instalação de galerias (tubos em concreto) que direcionarão a água das chuvas para fora da pista.
Esta etapa precede a fase de terraplenagem, preparação da base e sub-base, e posterior aplicação do revestimento asfáltico.
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De acordo com o presidente da Goinfra, Santos Filho, o objetivo da obra é facilitar o acesso ao complexo industrial, ampliar a conexão logística e dar mais fluidez ao tráfego de veículos de carga e de passeio que necessitam passar pela região.
“O Daia é uma zona de convergência, que reúne tráfego intenso das proximidades da Ferrovia Centro-Atlântica, do encontro das BRs com a GO-330 e Avenida Brasil, bem como dos bairros Cidade Industrial e Munir Calixto. O contorno vai facilitar a mobilidade urbana dentro e fora do distrito, além de propiciar novo acesso a regiões próximas”, explica o presidente.
O Anel Viário do Daia será uma importante via urbana de Anápolis, especialmente porque vai desafogar o trânsito nas regiões Sul e Leste da cidade, que fica completamente congestionado em razão do afluxo de pessoas que trabalham nas mais de 200 empresas instaladas no distrito industrial, sobretudo no começo da manhã e nos fins de tarde. “E o Anel Viário torna-se ainda mais crucial na medida em que o Daia será ampliado e mais de 100 novas empresas deverão se instalar na expansão do complexo industrial, o que vai demandar mais infraestrutura que dê acesso ao Daia”, lembra Amilton. O Anel Viário vai ligar a GO-330, na saída para Leopoldo de Bulhões à BR-060, nas imediações do viaduto de acesso a Brasília e a Belém, no cruzamento desta com a BR-153.